sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Um reencontro com Ouspensky e Gurdjieff

Lendo o título vai saber que me dirijo a você. A não ser que não se lembre mais das reuniões de muitos anos atrás, onde discutiamos em grupo as idéias deles, buscando vivenciá-las.

Você não vai acreditar onde tudo tem me encaminhado!
Para encurtar passei por várias "Escolas" com suas divergentes bases teóricas e linhas de atuação conflitantes, chegando à Psicologia Transpessoal, e ao vasto campo de saber que me proporcionou, como "Psicologia dos Estados Alterados de Consciência", ligados a dimensões energéticas, não patológicas.

Minha busca tinha dois objetivos:

O primeiro consistia no encontro da unidade em meio a tanta diversidade teórica (já que o objeto de estudo era o homem, sua alma, seu funcionamento psíquico, seu mundo intra e inter-relacional).

O segundo se prendia aquele afã de elevar a Psicologia à categoria e amplitude, que lhe cabe (etimologicamente significa o "Estudo da Psique"), retirando-a do lugar reducionista de terapias e aplicação de testes.

E quer saber onde ventos solares e pássaros quânticos me encaminharam?
Esses termos não são meus.
Gostei muito de seu emprego por um físico, que me encaminhou um comentário.
Continuo a usá-los, na espera de que os requisite para seu uso pessoal.


Vou dar as pistas de meu caminhar, citando três livros, seus autores e suas temáticas:

O primeiro é "O Espectro da Consciência", de Ken Wilber, onde compara a consciência ao espectro eletromagnético e por aí vai.

O segundo é "A Janela Visionária: um guia para a iluminação por um físico quântico", de Amit Goswami, onde defende um novo paradigma "introduzindo na ciência a idéia de consciência como o fundamento de todo o ser" e a base metafísica de um novo modelo integrativo entre ciência e espiritualidade, duas faces da mesma moeda.

E veja aonde me levaram!

O terceiro, que "retirei do baú" essa semana ( guardado há trinta anos, não é?) :" Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido (em busca do milagroso)" de P.D.Ouspensky, que em suas buscas de sentido para a vida, narra suas vivências com Gurdjieff, com seus ensinamentos sobre o "Quarto Caminho", seu foco na consciência (energia e estados vibratórios), e na "alquimia ou química que leva em conta não só propriedades físicas e químicas, mas também as propriedades psíquicas e cósmicas".

E eis o círculo se fechando em torno da espiral ascendente da parte superior de minha ampulheta ( vide postagem : Você quer receber um presente meu?).

Seus comentários não chegaram mesmo. Se puder reenviá-los gostaria muito de lê-los.

Recordando velhos tempos, abraços
Aurora Gite

Nenhum comentário: