segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Republico: Psicologia Integral de Ken Wilber - 1ª parte

Continuo meus estudos, seguindo minha hipótese de que Freud foi o primeiro a registrar a dinâmica quântica na mente do ser humano, e pioneiro em manipular as operações quânticas que, a meu ver, constituem o mundo psíquico.

Sem dúvida, cada vez mais chegamos perto de descobertas que unem a Física Quântica com a Espiritualidade do ser humano. A Fenomenologia já me aproximara da vivência de ser e existir, e da grandeza psíquica ao alinhar as forças da essência do homem com sua existência plena em seu bem estar singular (vide "Psicologia Fenomenológica: fundamentos, método e pesquisa", de Yolanda C. Forghieri, "A Psicologia Transpessoal" de Márcia Tabone e "QS-Inteligência Espiritual" da física Danah Zohar e Ian Marshall, seu marido, psiquiatra e terapeuta).

A meu ver, a energia psíquica faz parte da Física Quântica (vide "O Tao da Física" de Fritjof Kapra e "A Presença Ignorada de Deus" de Viktor E. Frankl, fundador da Logoterapia). Há  anos já deixara registrado que por autoanálise e observação  na terapia de pacientes, inclusive fóbicos e terminais, notara a existência de uma "instância endoética" inata, além e aquém da instância superegóica freudiana. Percebia que, quando ajustávamos essas energias psíquicas da essência ao modo de existir, alcançávamos outra dimensão consciente, que me parecia coincidir com o chamado salto quântico. (vide "As Memórias" de Carl G. Jung, em que narra sua trajetória e sua mediunidade; "A Janela Visionária" do físico quântico Amit Goswami, onde descreve os passos da jornada espiritual do ser humano; "O Espectro da Consciência" de Ken Wilber, com mais de 16 livros voltados para a espiritualidade e a ciência).

Acompanho o trajeto espiritual, relatado com detalhes por Goswami e fui além, observando a atuação de uma gravitação quântica, semelhante a uma mola imantada que alça nossa mente a outra dimensão consciente, que nos faculta atingir outra amplitude de consciência. Cito Wilber, que compara a consciência ao espectro eletromagnético: "Tal como qualquer radiação eletromagnética, a consciência é uma e se manifesta por uma multiplicidade de aspectos, de níveis ou de faixas, que correspondem aos diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas". Assustada, confesso que acompanho também Wilber.

Para meu espanto, chego ao "núcleo sagrado" e à "teoria do cuidar", de Donald Woods Winnicott, pediatra e psicanalista... Volto minha pesquisa para suas articulações a respeito do psiquismo do ser humano, que desconheço até este momento, sem afastar meu estudo mais aprofundado sobre a Psicologia Integral de Ken Wilber.

Todos pensadores, acima citados por mim, contribuíram para que juntasse mais informações teóricas a minhas vivências práticas como psicóloga clínica. Continuo não refutando minha hipótese inicial sobre Freud ter sido pioneiro em manipular nosso mundo interno quântico, que fiz constar do primeiro parágrafo desta postagem. Persisto não afastando minha proposição citada em outras postagens para a importância de, abandonando posições reducionistas centralizadoras e totalitárias,  se conquistar uma psicologia integrativa com sua abertura para agregar vários conhecimentos sobre o psiquismo e possíveis intervenções psicoterapêuticas (vide "Consciência, Criatividade, Salto Quântico" postagem de 09 de dezembro de 2009).

Nenhum comentário: