segunda-feira, 22 de março de 2010

"Rascunhos Compartilhados"

Agradeço muito o envio do e-mail que me possibilitou conhecer o espaço criado por Carlos Nepomuceno, realçado pela estética seletiva das imagens e frases colocadas, bem como por uma escrita refinada, muitas vezes poética, em suas assertivas e reflexões.

Não sei qual de suas funções priorizo: jornalista, professor, pesquisador, ou simples ser humano, filósofo em seu trilhar pela vida?

Fiquei envolvida por sua postura corajosa quixotesca, por sua atitude sábia de empreendedor ativo na busca da verdade e expansão de seu ideal de transformação de uma realidade desgastante e desumana.

Sua análise crítica da nova sociedade que desponta desde o surgimento da internet, segundo Nepomuceno, fenômeno histórico e sistêmico, me deu novo ânimo para retomar meus blogs.

É interessante sua perspectiva sobre as redes sociais que emergem nesse milênio, embasadas na tecnologia e ideologia dos blogs, na massificação midiática e alta velocidade para incorporação das informações. As pessoas em sua unicidade e liberdade de ação tem que dispor de capacitações como criatividade e ousadia, destreza e sagacidade para buscar a eficiente e eficaz aplicação dos ensinamentos nos universos individuais e coletivos, para que resultem em conhecimentos efetivos para os processos evolutivos de si mesmo como indivíduo e da sociedade em que vive.

Aprecio muito as pessoas que ousam colocar suas idéias inovadoras, que adotam posição humanista buscando o bem-estar coletivo, não desanimando por anos e persistindo na luta para se fazer escutar, ver reconhecido seu mérito, ser compreendido em suas interpretações sobre a nova civilização, que emerge aceleradamente, e a necessidade da adoção de uma nova postura para a harmonia interna do ser humano do milênio.

De acordo com Nepomuceno: " Hoje o mundo está vivendo uma grande revisão civilizacional".
Agrego que tudo depende da administração interna de cada um, para se motivar na busca desses amplos conhecimentos distribuídos gratuitamente.

Acredito também que minorize a , denominada por ele, "crise invisível na latência interna de cada pessoa, que não tinha meios nem canais para se expressar", e que se aprisionava em seu mundo interno, evitando a dor da discriminação e rejeição, pela exposição da unicidade e diferença da massa.

Nada é conseguido sem se bancar na conquista de uma autoestima positiva e ter coragem para confrontos saudáveis, pilares estruturantes da construção de uma casa interna resistente aos tsunâmis da vida, que nos fazem dar cambalhotas. É afundar, submergir e sobreviver. Uma praia segura para o desamparo atual parece estar no uso que será feito dos blogs.

Vale a pena visitar esse blog: "Nepôsts-Rascunhos Compartilhados". Patentes e roubos de idéias para que, se será o uso delas que comandará o milênio?

Computo como magistral as considerações de Nepomuceno sobre os blogs, ferramentas da "pré-ciência", bem como suas colocações sobre a mudança do "fazer científico":

"*Os blogs são o espaço adequado para a publicação das intuições dos cientistas...

* Lê quem quer e quem precisa!!!

* Espaço privilegiado para produção de "insights"... e toda ciência começa do insight.

* É um retorno a um neo-iluminismo, da produção individual, mesmo que repleta de coletividade.

* Quem quer chegar à verdade, não para de pensar, de refletir e nada melhor que uma página em branco, olhos e pessoas para compartilhar suas idéias.

* Este é, sempre foi e deve ser o espírito da ciência: a procura da verdade.

* O resto é visão turva... e cortinas do passado."


Vamos nos engajar nessa revisão civilizacional?
Aurora Gite
22/03/10
19:00

Nenhum comentário: