sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

"Casuística e Metodologia" e ... lição de vida?

Dando continuidade à postagem anterior ...

Todos os sujeitos da amostra passam inicialmente por um programa educativo ministrado por uma equipe transdisciplinar, que teria por objetivos:

* Ampliar o campo cognitivos dos pacientes, possibilitando várias informações sobre a patologia em si e o processo doloroso, sobre movimentos e exercícios físicos adequados e inadequados, sobre aspectos nutricionais e interferências emocionais pertinentes ao quadro apresentado
* Dissipar dúvidas, pertinentes à sua área de atuação, minorizando ansiedades emergentes por falta de conhecimentos específicos.
* Formar hábitos mentais voltados para uma vida mais saudável, maior disciplina sobre os padrões emocionais e melhor administração de reação impulsivas.
* Buscar maior conscientização do paciente sobre sua responsabilidade com o tratamento e a necessidade de sua automotivação para uma participação ativa durante o mesmo.
* Procurar maior envolvimento do paciente no compromisso de "querer efetivamente se cuidar" e obter resultados eficazes, eficientes e efetivos.

Posteriormente, os sujeitos serão divididos em três grupos, cada um recebendo intervenções diferenciadas, embora todos tenham como objetivo comum o alívio dos sintomas, a minorização se possíveis interferências emocionais e a melhora de qualidade de vida.

Sendo assim, a hipótese, a ser confirmada ou refutada, é que os pacientes vão apresentar um gradativo quadro de melhora de sua sintomatologia cronificada.

Casuística e Metodologia

Serão avaliados um total de 30 sujeitos, portadores de Síndrome de Fibromialgia. Os pacientes serão encaminhados por Dra. ..., fisiatra responsável pelo Grupo de Fibromialgia da Medicina Física do Instituto de Ortopedia do Hospital ... da Faculdade de Medicina da Universidade de ...

Da amostra serão excluídos os pacientes do sexo masculino, mulheres com idade inferior a 30 anos, analfabetos, portadores de graves distúrbios cognitivos e/ou neurológicos, que apresentem (ou tenham apresentado) algum comprometimento psiquiátrico, que estejam sendo acompanhadas por outra especialidade médica com programas similares, ou que já tenham passado por algum programa educativo semelhante.

Para a classificação das amostras serão consideradas as informações obtidas através dos prontuários médicos. Variáveis demográficas serão coletadas por uma "Ficha de Identificação" previamente elaborada, e pelo questionário padronizado para a obtenção da "Classificação Socioeconômica do Brasil" (ABA/ABIPEME) dos sujeitos selecionados. Demais variáveis serão extraídas dos registros efetuados durante o procedimento.

Os dados serão colhidos no Ambulatório de ............................................

O procedimento constará de dois momentos:

* Em um primeiro momento, todos os sujeitos passarão por um "programa educativo" a ser ministrado por uma equipe interdisciplinar: fisiatra, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo. O psicólogo permanece constante durante todo o programa, já realizando em seu transcorrer uma avaliação diagnóstica psicológica.
Período: 1 encontro
Duração: 03 horas e 30 minutos, assim distribuídos:
- 15 minutos seriam reservados para uma dinâmica psicológica, visando maior integração grupal, onde seriam investigadas as expectativas sobre o programa, buscando dissipar idealizações inatingíveis.
- 30 minutos para o representante da Fisiatria.
- 30 minutos para o Fisioterapeuta.
- 15 minutos de intervalo
- 30 minutos para o representante da Nutrição
- 30 minutos para a Psicologia
- 30 minutos para o encerramento, onde os pacientes dariam um feedback sobre o programa, respondendo inclusive um breve questionário padronizado (a ser elaborado pela equipe), material que poderá servir para melhor categorizar posteriormente a população fibromiálgica, as crenças e expectativas sobre a doença e o tratamento, as dificuldades e limitações para que a adesão se processe adequadamente, possíveis ansiedades decorrentes de vínculos fantasiosos, inclusive com os profissionais da equipe e com a instituição.

* Em um segundo momento:
- subdivisão em três grupos (I, II e III)
Os grupos serão diferenciados pelas técnicas empregadas, selecionadas de acordo com a amplitude dimensional a ser abrangida:
- Grupo I : dimensão comportamental e cognitiva
- Grupo II : dimensão comportamental, cognitiva (intelectual) e afetiva
- Grupo III : dimensão comportamental, intelectual, afetiva e espiritual (transpessoal)
Critério seletivo aleatório por sorteio.

Número de sujeitos por grupo: 10
Atendimento grupal: 1 vez por semana em horários diferenciados
Período de atendimento: 1 hora e 30 minutos
Total das sessões semanais: 10

O controle avaliativo dos grupos será padronizado, consistindo em:
- Autobiografia da dor, por escrito
- Diário semanal, com anotações sobre AVD e situações de dor
- Apresentação de uma figura humana, para anotações dos pontos de dor, antes e depois de cada sessão

A leitura dos dados e as referências bibliográficas que embasaram o Projeto ...

Paro por aqui! Não acredito serem mais pertinentes nessa postagem.

Penso que discorrer sobre o que ocorreu com o Projeto, pode valer como um grande incentivo aos que ainda não desenvolveram a persistência ou "a sábia perseverança" para colocar suas criações no mundo, a coragem para ousar se diferenciar e conviver com a competição invejosa e perversa entre seus "pares", ou transformar o "clima empresarial" e alterar o desânimo ante equipes fechadas - que podem ser associadas aos grupos "bionianos" psicotizantes - sem aberturas ou trocas e sem crescimento pessoal ou coletivo.

O projeto e o protocolo de pesquisa, foram apresentados ao Diretor da mencionada Divisão, merecendo sua avaliação positiva e sendo reconhecido o mérito inovador da abrangência de articulação que os dados e a leitura conclusiva possibilitariam a formação de novos programas terapêuticos interdisciplinares. Avisou que o mesmo seria entregue à equipe da Escola responsável pelas intervenções na patologia mencionada. Protocolei a entrega e ... foi a última vez que vi meu Projeto, sequer soube dele.

Mas não só desvios perversos ocorrem ainda nas instituições e a maioria por parte dos próprios "pares". Represálias vêm da união desses com os da assessoria administrativa, responsáveis pelos trâmites burocráticos.

Se os primeiros conseguem distorcer informações como, por exemplo, avisar de alteração de horários de reuniões de Diretoria, vil atitude vinda a descoberto por se cruzar com o Diretor e dele ouvir "Senti sua falta na reunião!", ou ainda disseminar depreciações caluniosas contra a pessoa física do profissional, unindo, por ignorância, espiritualidade com baixo espiritismo - distante da categoria de ciência e moral filosófica elevado onde atualmente pesquisas colocam esse lado espiritual. São dos próprios pares que se esmeram em humilhar, não apenas desqualificar potenciais profissionais com frases do tipo "Estou mostrando meu projeto, não para que agregue suas ideias, mas para que faça uma revisão do português (?)... Para que providenciarmos uma funcionária administrativa para nós, se você está aqui e pode corrigir e digitar?"

Por outro lado, dentro das funções do quadro burocrático é fácil engavetar projetos, e até não se responsabilizar por seus "sumiços", inutilizando o peso de protocolos de recebimento; como é ainda comum acobertar, e até negar, a procedência de atitudes discriminatórias e condutas que denotam grande injustiça social e falta de legalidade trabalhista.

Qual foi a lição? Vitimização ou coitadismo?
Enfiar mais a faca de traições dos pares, ou se afundar no sofrimento pelas feridas na alma por injustiças humanas?
Chafurdar no mar de lama no qual essas pessoas se encontravam?
Acusar, bater boca, acolher e rebater também com maldades, mergulhar em queixas, contribuir para intoxicar o bem-estar emocional pessoal e da equipe?

Não foi o caminho escolhido, podem crer!
Mais ideias brotavam e novas curiosidades vieram para projetos mais ousados. Assim é a "cabeça" dos pensadores, criadores, inovadores, empreendedores visionários e idealistas, perfis do futuro milênio.
O tempo foi muito bem aproveitado e otimizado, na psicologia clínica projetos de pesquisa engavetados ou desviados e entregues a terceiros, por que não ousar criar projetos inovadores, para a época (10 anos atrás), visando a psicologia organizacional?

Nesse sentido, ao remexer o baú das impressões institucionais, junto com muitos profissionais em posições semelhantes, que optaram por decisões mais enobrecedoras e virtuosas, persiste a  imensa gratidão a todos, "pares" falaciosos ou pertencentes a outras categorias profissionais, que acabam se transformando em variáveis funcionais, que impulsionam os que querem progredir com integridade e evoluir dentro dos valores espirituais. Vale o reconhecimento que são meros funcionários dentro da instituição que, atualmente, não têm nem o mérito de serem seus "porta-vozes" oficiais.

Aurora Gite

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