quarta-feira, 13 de março de 2013

Dupla Homenagem e muita esperança

Data histórica : muita esperança de paz no caos do desalento, impotência, violência e falta de fé.

Dia: 13 de março de 2013

Local: Vaticano em Roma, Itália
Conclave de Cardeais na Capela Sistina
Eleição de um novo Papa (líder da Igreja Católica)


Hora: 19:06 (Roma)  15:06 (Brasília)
Horário oficial de emissão da fumaça branca pela chaminé da capela
Os sinos tocaram anunciando a "boa nova"!
Novo papa eleito!

Novo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana
* Responsável pela gestão da fé de mais 1 bilhão de seguidores
* Responsável pela reestruturação da Instituição Religiosa Católica hoje abalada
* Responsável pelo resgate de muitos fiéis, que debandaram em virtude dos constantes escândalos entre seus representantes oficiais
Árdua tarefa: A Igreja vai ter que se abrir ao novo globalizado e aceleradas transformações pelo conhecimento informatizado; vai ter que expandir suas fronteiras e fortalecer seu poder doutrinário no mundo contemporâneo, enfrentando com realismo discussões que se perderam pelo findar da era moderna.

Cardeal Jorge Mario Bergoglio
Idade: 76 anos
Primeiro papa jesuíta (membro da Companhia de Jesus) - função pastoral evangelizadora
Primeiro papa latino-americano
Primeiro papa oriundo da Argentina (país com histórico ditatorial)
Características pessoais: humildade, simplicidade

Peça-chave para sua liderança: a escolha de seu secretário para suprir a experiência burocrática, que lhe pode faltar, com boa capacidade diplomática para orientar agenda papal no transitar com roteiro logístico inteligente pelos diversos países; grande conhecimento, bom senso e firmeza para gerir funções burocráticas, podendo ser seu braço direito nesse sentido.

"Habemus Papam Franciscus"
Adoção do nome papal de "Francisco"
Nome a que logo se associa "São Francisco de Assis"
Missão que se atribuía esse Santo: "Reconstrução da Igreja"
Missão do  Papa Francisco: "Reerguimento da Igreja Católica pela restauração de sua credibilidade"

Sendo assim homenageio Francisco citando a Prece de São Francisco, já expressando minha esperança em sua atuação em prol da unificação do social tão corrompido e dividido por discriminações várias e resgates de valores espirituais humanos, pertencentes à razão "kantiana" envolvendo "princípios morais virtuosos" e não regras institucionais e normas sociais obsoletas.


Prece de São Francisco

Ó Senhor!
Faze de mim um instrumento da Tua Paz:
Onde há ódio, faze que eu leve o Amor;
Onde há ofensa, que eu leve o Perdão;
Onde há discórdia, que eu leve a União;
Onde há dúvidas, que eu leve a Fé;
Onde há erros, que eu leve a Verdade;
Onde há desespero, que eu leve a Esperança;
Onde há tristeza, que eu leve a Alegria;
Onde há trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre!
Faze que eu procure menos
Ser consolado, do que consolar,
Ser compreendido, do que compreender,
Ser amado, do que amar...
                                     Porquanto:
É dando, que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
É morrendo, que se vive para a vida eterna.



Foquem a leitura dessa prece, pensando em uma "alquimia de energias" e suas fases de transformação da vida material para a espiritual. Esses são os passos, experimente trilhá-los para ver como a administração de suas energias psíquicas se altera para uma forma mais harmônica, unindo serenidade com sabedoria. O morrendo se refere à morte da vida superficial da matéria, das aparências e das ilusões.

Lembram da vida de São Francisco? Então revejam como foi construído seu código de valores, analisem as regras morais que respeitou e como cortou, com firmeza, regulamentos e normas questionáveis e não de acordo com seus princípios internos.

No momento, aceitem meu convite para assistir comigo ao filme "Irmão Sol e Irmã Lua".

Depois continuamos a ponderar se pode existir ou não pura amizade entre um homem e uma mulher, ok?

No amanhã, acompanho, com grande interesse, as primeiras medidas do novo pontífice, as repercussões de sua escolha, as diferentes análises sobre as probabilidades de suas eventuais intervenções, e principalmente os primeiros discursos papais colocando suas idéias e suas orientações, para restaurar a humanidade desse milênio.

Aurora Gite


Nenhum comentário: