quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ops, Espinosa e Gikovate? Qual é a tua, "cara"!

Parte 1
Retorno aos pensamentos do filósofo Espinosa (volume 28, da coleção "Os Pensadores"): SER LIVRE não implica ter livre-arbítrio para decidir entre várias opções de escolha, mas ter a vontade (nosso querer) voltado para administrar uma "boa vida" dentro de uma LIBERDADE POSSÍVEL.

Para Espinosa, "O mundo é regido pelo determinismo e não pela finalidade", ou seja, por um processo histórico circunstancial e interações genéticas de redes de causalidades. Devemos é analisar as circunstâncias ao nosso entender e buscar nos entender inseridos também na origem das causas do que nos ocorre.

Espinosa combate o "irracionalismo" e a "superstição" em todas as suas formas. É um dos ferrenhos defensores da RAZÃO. Afirma que eles se mantêm pelo uso inadequado da imaginação e pelo "não uso da razão de forma adequada".

Observe, dentro de você, a FORÇA na alegria que brota de sua essência, de seu "ser autêntico", de quem você realmente é, ao "alinhar" em sua existência "as energias das capacidades de intuir, sentir, pensar e agir": sinal da SUPERPOSIÇÃO de seu EXISTIR, ou "maneira escolhida de viver sua vida", com ser SER, ou "modo de vivenciar sua alma".

Parte 2
Mais dados sobre minha pesquisa!
Considero importante o agregar de observações de vários pensadores, ponderações sob várias perspectivas e diversas leituras compreensivas dos fenômenos (eventos ou acontecimentos que nos cercam) que guardem relações de sintonia e sincronia entre si. Amanhã, se não estiver por aqui, o PODER CRIATIVO de algumas ideias podem germinar em outros "sítios mentais semelhantes". E, assim, a "tocha do saber" é passada, ainda acesa, para outras mãos de pensadores.

Acompanho Espinosa quando distingue uma Teoria (conjunto de ideias) da Descoberta (desvelamento de algo oculto, mas já existente) da Teoria da INVENÇÃO (produção de novo conhecimento). Considera a invenção como expressão da essência, ou potência do ser humano.

Nos últimos anos, pude constatar em pacientes, e em mim mesma, a necessidade de uma leitura compreensiva quântica dos fenômenos observados. A articulação quântica propicia acompanhar os fenômenos psíquicos sob outra dinâmica em nosso mundo interior, outra mobilização na configuração, outra percepção do movimento das energias psíquicas, particularmente nos denominados "estados alterados de consciência".

Considero estados alterados de consciência não só os fenômenos parapsicológicos (referentes ao campo da Parapsicologia), que cada vez mais se tornam mais conhecidos (mais assumidos abertamente ou passíveis agora de reconhecimento). Agrego, nessa categoria de estudo, também as energias que mobilizam os transes religiosos, os êxtases orgásticos (sexuais), as intuições, os insights, os sonhos...

Parte 3
Minha hipótese, de alguns anos, é que Freud foi o primeiro a observar e registrar a movimentação das operações quânticas dentro de si e de seus pacientes. Com suas descobertas sobre os mecanismos de defesa psíquicos e suas observações inovadoras sobre os processos mentais inconscientes, foi o pioneiro, a meu ver, a descrever nos seres humanos as interações na mente das forças imanentes do, hoje cada vez mais desvendado, mundo subatômico.

Acredito que o psiquismo faça parte do mundo da FÍSICA QUÂNTICA, com suas FORÇAS IMANENTES DE PRODUÇÃO CRIATIVA do ser humano, por meio de interações de energias em estados alterados de consciência e saltos quânticos, que formam a rede de reações sub-atômicas dentro de todos nós.

Nesse momento, procuro a sintonia com essas ideias e a sua sincronia com as articulações lógicas espinosistas sobre os fenômenos por ele também observados. Espero encontrar nos relatos de Espinosa sobre suas viagens internas, e nos registros descritivos deixados por ele, particularmente em sua obra "A Ethica", quadros sensoriais semelhantes aos citados abaixo.

Uma leitura e interpretação quântica abrange o leque do mundo de possibilidades e probabilidades; a análise das reações (respostas comportamentais) a pressões internas e externas; aborda a compreensão de RELAÇÕES DE FORÇAS imanentes aos seres humanos; a apreensão, dentro de uma visão holística da dinâmica das redes de causalidades, dos efeitos de vibrações e as qualidades de energia, imantações e irradiações que "afetam o ser humano quântico e influenciam seu modo de vivenciar: observar e interferir no que lhe ocorre".

Experiências comuns de estados alterados de consciência e saltos quânticos descrevem a sensação de uma mola impulsora (salto quântico?) que remete a mente a um campo psíquico onde imperam: calor, luz, expansão, calmaria, serenidade, paz, aconchego... não há espaço para uma comunicação verbal como conhecemos, embora a via seja mental, não por palavras mas por informações sensoriais por afinidades telepáticas. Aparecem sempre unidas a vivências de grande retidão ética.

Parte 4
Indico a leitura da Dissertação de Mestrado em Filosofia de Victor Cesar Bessa da Rocha: " O Conatus na Filosofia de ..." (entrar pelo Google, pesquisando pelo nome do autor). A dissertação de Rocha é um convite a uma reflexão sobre a Ethica de Espinosa: "A RAZÃO, mais poderoso dos afetos, É CAPAZ DE REFREAR OUTROS AFETOS". "Espinosa sempre orienta a razão para o exercício da mente no ato de estabelecer vínculos entre essência e existência, entre homem e sociedade". (Rocha)

Assimilando esses dados, vou procurar, direto nas obras de Espinosa, acompanhar suas ideias sob a perspectiva quântica. Tem algo que as une! Vou buscar entender os conceitos, antes de acompanhar as nuances do pensamento de Espinosa (século 17) e sua visão de mundo, perspectivas e raciocínio lógico.

E onde entra Gikovate? Como não cruzar as ideias contidas principalmente nos últimos livros de Gikovate com a necessidade apontada no PROJETO ESPINOSISTA de configuração de uma NOVA MORAL?

No Projeto de Regeneração Moral de Humanidade, Espinosa propõe uma reflexão orientada para um FIM PRÁTICO voltado ao SUMO BEM  e a um EDUCAR mais amplo da HUMANIDADE.

Onde entra Gikovate? Confira por si mesmo:

* De seu último livro: "Mudar: Caminhos para a Transformação Verdadeira"
"Os que conseguem pensar e agir de acordo com suas convicções experimentam um orgulho íntimo justificado: talvez seja nossa maior CONQUISTA!" ..."Uma vez atingidos os pré-requisitos para o desenvolvimento da maturidade emocional: disciplina, determinação, boa tolerância à frustração e entendimento claro da nossa atual condição, a RAZÃO torna-se fortalecida para idealizar e executar o PROCESSO DE MUDANÇA, que a pessoa considera importante." ( livro Mudar...)

* Do livro " Uma História de Amor ... com Final Feliz"
"A EVOLUÇÃO EMOCIONAL E MORAL é requisito essencial e está presente em todos os que conseguiram se aproximar da CONDIÇÃO DE JUSTOS (superando o egoísmo e a generosidade que definem as relações afetivas entre opostos). Confiança recíproca e respeito pelo modo de ser de cada um determinam um elo mais consistente e construtivo. Chamo o sentimento, que une pessoas livres, de +amor..." (que implica na morte do amor romântico).

"Uma ORDEM SOCIAL que estimule o individualismo (que nada tem a ver com egoísmo, mas com independência afetiva ) - e uma forma de EDUCAR adequada a isso - poderia ajudar a encurtar muito o caminho descrito aqui e hoje percorrido pelos que conseguem se tornar independentes. É preciso CORAGEM PARA MUDAR o foco nessa direção, embora isso já venha acontecendo em decorrência dos avanços tecnológicos. Porém, hoje vivemos uma espécie de individualismo "monitorado": somos mais livres do que qualquer outra época mas radicalmente manipulados pela mídia e pela publicidade."

"Pessoas mais INDEPENDENTES e com BOA-AUTOESTIMA podem se rebelar com mais facilidade (contra padrões irracionais opressores) e começar a pensar por conta própria. A resolução desse nó relacionado com a questão do amor é que cria as condições sonhadas pelos idealistas do século passado. Cria condições para que os HOMENS DE BOA VONTADE, LIVRES E JUSTOS pensem mais seriamente na CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA COMUNITÁRIA fundada nos ideais de LIBERDADE E JUSTIÇA."

Ops, Espinosa e Gikovate? Qual é a tua, "cara"! Reformulamos o título da postagem?

Concluo - para quem quer conhecer mais sobre as ideias de Gikovate - indicando a leitura, entre outros, dos livros:
* "Nós, os Humanos"
* "A Liberdade Possível"
* "O Mal, o Bem e Mais Além - Egoístas, Generosos e Justos"
* "Uma História de Amor... com Final Feliz"
* "Mudar: Caminhos para a Transformação Verdadeira"

Aurora Gite



Nenhum comentário: