sábado, 27 de junho de 2009

Um presente que transformou meu presente.

Desde pequena, com incentivo familiar que se uniu a uma personalidade introspectiva e ávida por "sabedoria", sempre considerei os livros meus grandes amigos. Com o tempo, me aproximei de Bacon confirmando sua afirmação: "Ler é conversar com os sábios". Por isso, considero como presente - " Os 10 Mandamentos do livro" - e , com satisfação, compartilho com vocês.


Os 10 Mandamentos do livro

1- Não me abras por simples curiosidade.

2- Não umedeças as pontas dos dedos para voltar as minhas páginas, não tussa nem espirres sobre elas, nem me pegues com as mãos sujas.

3- Não faças sinal nem anotações em minhas páginas, nem com pena, nem com lápis. Depreciarias o meu valor material.

4- Não me levantes por uma das folhas da capa e, quando me leres, não te apoies em mim com os cotovelos, nem com os braços. Isto me causará dano.

5- Nunca me deixes aberto, nem voltado para baixo, com as folhas de encontro à mesa ou à cadeira.

6- Não coloques entre as minhas folhas, um lápis ou outro objeto qualquer mais espesso que uma folha de papel. Prejudicaria a minha lombada.

7- Se, ao suspenderes a leitura, temes não recordar a página em que a deixaste, não dobre a folha na ponta, como faz muita gente. Usa, como marca, um cartão, um pedacinho de papel ou fitinha, que são sinais inofensivos.

8- Lembra-te de que não devo permanecer em teu poder mais tempo que o necessário, pois solicitam a minha companhia e os meus conselhos outros leitores.

9- Pense que de novo nos poderíamos encontrar e que te envergonharias ao ver-me envelhecido, manchado ou roto.

10- Procura conservar-me limpo e da melhor maneira possível. Em troca, eu te pagarei esses cuidados ajudando-te a ser feliz e proporcionando-te armas na luta pela vida!

Autor desconhecido.
(transcrito como foi enviado)
Agradeço a quem me encaminhou.
Aurora Gite

Recado a um amigo, também amante dos livros :

Não foi em vão sua "Considerações sobre a Música". A nova coleção "Grandes Compositores da Musica Clássica", me facultou completar o que buscava. Ao final do conteúdo sintético da vida e obra de cada autor, os livros-CD trazem um "Guia de Audição exclusivo", para o acompanhamento e aproveitamento ao máximo de cada faixa do CD, "identificando instrumentos e detalhes das músicas".

Esse blog foi escrito sob o som de Bach (5º volume). Aos poucos vou conseguindo melhor identificar a entrada e o instrumento, bem como visualizar seu lugar na orquestra.

Para quem se interessar em conhecer é acessar o site abaixo, que vai pode ouvir trechos das músicas dos 40 CDs da Abril coleção: http://www.grandescompositores.com.br/

Nenhum comentário: