Área de Assistência
Objetivos gerais
Capacitar o funcionário a melhor utilizar seu potencial e expressá-lo, ao desempenhar suas funções, de forma mais satisfatória.
Objetivos específicos
1. Instrumentar o funcionário, para que possa obter:
- Melhor auto-conhecimento
- Maior contenção de impulsos
- Melhor tolerância a frustrações
- Maior operacionalidade de suas funções mentais
- Maior eficácia na criação de estratégias psíquicas defensivas
- Elaboração de conflitos bloqueadores de desempenho mais adequado
- Maior eficiência na busca de soluções a problemas diagnosticados
- Maior eficácia comunicativa
- Melhoria da auto-estima
- Maior motivação a um auto-cuidado
- Maior auto-valorização e melhor relação com o trabalho
- Maior auto-afirmação
- Maior responsabilidade e adesão na construção de sua história de vida profissional
- Maior equilíbrio entre uma ética interna de valores pessoais com a ética social, voltada a moral, aos costumes e às regras de convivência.
2. Buscar maior engajamento do funcionário com o trabalho, focando os seguintes aspectos:
- O tipo de relação estabelecida com o trabalho: fonte de prazer ou de sofrimento
- O motivo da opção profissional e a liberdade de escolha em trabalhar em um instituição hospitalar
- A filosofia da instituição e do trabalho em si como expressão de produção
- O processo de construção de uma identidade profissional
- A importância da discriminação entre contrato formal e contrato emocional
- A qualidade do envolvimento do funcionário com a função exercida
- Os limites impostos pelo cargo ocupado
- Melhor integração do funcionário em seu ambiente de trabalho
- A percepção das descompensações físicas e psíquicas (do estresse emocional à "Síndrome de Burnout", cronificação do estresse ocupacional)
- A aprendizagem de estratégias de enfrentamento mais adaptativas. A forma pessoal no manejo das relações de trabalho e sistemas hierárquicos
- Maior participação e entrosamento ante melhor aceitação e respeito às diferenças individuais e grupais
- O desenvolvimento do espírito de "equipe funcional", que envolve o compartilhar de um bem comum ao grupo
- A interação sistêmica em equipes interdisciplinares, independentemente do padrão escalonar a que pertença.
Tipos de atendimentos
- Individual (apoio ante crise emocional e encaminhamento)
- Grupal ( grupo fixo ou rotativo)
- Grupos de reflexão
- Grupos de suporte ( orientação, readaptação ou treinamento)
- Grupos de encontro (terapêuticos, psicoterapia breve)
Procedimentos efetuados
- Avaliação situacional preliminar
- Pronto atendimento
- Psicodiagnóstico
- Psicoterapia breve (individual ou grupal)
- Interconsultas
- Encaminhamentos
Outros:
- Programas preventivos: informativos e educativos
- Elaboração de "folders", juntamento com as chefias, do perfil profissiográfico relativo a funções específicas a cada sessão, que poderia ser usado como instrumento para alinhar o perfil do trabalhador aos requisitos exigidos pelo cargo ocupado.
- Elaboração, em equipe, de "cartilhas sobre patologias e cuidados preventivos" a nível do trabalho inclusive (patrocinada por laboratórios).
- Programas de Treinamento - Dinâmicas , a serem construídos após o levantamento dos limites funcionais e das regras a serem seguidas.
- Programas de Reabilitação, visando minorizar estresse de readaptações funcionais.
- Reuniões periódicas para discussões de casos com a equipe e chefias.
Término da terceira parte.
Área de Ensino e Área de Pesquisa constam da quarta e última parte da minuta do meu Projeto de Saúde Mental.
Aurora Gite
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