sábado, 21 de abril de 2012

Minuta de Projeto de Saúde Mental ( 4ª e última parte ): faça uso dele com meu consentimento

( continuação da postagem anterior)


Área de Ensino


  • Aulas, ministradas por um ou mais profissionais
  • A programação temática deve privilegiar o interesse da instituição buscando seu diferencial para inserção ou permanência no mercado, sua excelência de qualidade
  • Criação de um banco de dados sobre temáticas já apresentadas
  • Criação de um arquivo com sinopses de aulas dadas, evitando repetição de conteúdo no mesmo bloco de aulas programadas
  • Seminários: ministrados pela equipe com seus representantes sendo um mesmo tema abordado sob a leitura das diferentes áreas. Apresentação estilo painel temático.
  • Mesa redonda com especialistas convidados. Dissipação de dúvidas e debates.
  • Apresentação de outros recursos, como filmes sobre a temáticas das aulas programadas. Reflexão sobre o conteúdo dos mesmos. Apresentação de sugestões sobre os problemas abordados sempre antes do encerramento dos programas, visando maior engajamento e valorização funcional do recurso utilizado.

Sugestões temáticas
(adaptáveis também às demandas específicas dos grupos)

  • "Ausência de um funcionário: riscos reais, legais e fantasiosos"
  • "O estresse na situação de trabalho e seu enfrentamento"
  • "Maior produtividade do funcionário: respeito a uma hierarquia de funções versus submetimento a uma autoridade"
  • "Adaptação do homem ao trabalho. Questão da satisfação e motivação, preguiça e produção, concorrência desleal e competição leal, rivalidade e inveja e respectivos antídotos"
  • "Organização burocrática trabalhista versus controle, medo e insegurança. Suas interferências na qualidade de vida institucional"
  • "Aposentadoria do trabalho versus aposentadoria da vida"

Área de Pesquisa


Dentro do campo epidemiológico, investigar na população de funcionários e levantar respectivas planilhas, para melhor visualização e leitura de suas implicações :
  • A prevalência quanto:
- a sexo, idade, estado civil, escolaridade, religião
- ao local de trabalho e função
- a carga horária e turno de trabalho
  • A incidência e recidiva das patologias
  • O grau de coerência entre as queixas e os diagnósticos
  • A prevalência dos tipos de tratamentos e encaminhamentos
  • Os tipos de licença médica e os diversos setores em que ocorrem afastamentos por saúde

Outros aspectos a serem investigados, inclusive através de questionários, que possibilitem categorizar as respostas e levantar gráficos pertinentes:

  • O significado da saúde, doença, qualidade de vida e trabalho para o funcionário.
  • A compreensão do funcionário sobre o que envolve a função assumida, estabelecendo uma comparação com o perfil profissiográfico exigido pela instituição.
  • As expectativas pessoais dos funcionários pareadas as expectativas das chefias e as condições reais de trabalho. Investigação das incongruências entre as idealizações. Possibilidade de elaborar programas de recompensas mais estimulantes ao funcionário.
  • As percepções dos funcionários sobre aspectos gerais de interesse da instituição e do pesquisador que poderiam alterar disfunções organizacionais e distorções informativas, visando melhorias para a instituição, para os pacientes (clientes externos) e para os funcionários (clientes internos) como "pessoas" exercendo determinadas funções ou cargos.

Espero ter alcançado minha intenção.
Agora é com cada um de vocês.
Apreciaria seu "feedback".

Aurora Gite

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