quinta-feira, 16 de abril de 2009

"Quem me roubou de mim?"

"Quem me roubou de mim? : o sequestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa."


Mal tinha eu acabado de ler "A Cabana" , curtindo ainda as idéias de seu autor (William P.Young) para o enfrentamento de nossos fantasmas e o diferente encontro humanizador com o autêntico ser espiritualizado dentro de nós -nada a ver com rotulações religiosas - quando me cai em mãos o livro de Fábio de Melo, título dessa postagem.

Um pequeno livro de uma grandiosidade imensa. Seu valor comercial ( R$ 19,90) não representa a riqueza que contém. Sua publicação foi em 2008 pela Editora Canção Nova, de São Paulo, que me era desconhecida até então. E, está em sua 50ª edição, acreditem!

Como terapeuta e ser humano que conseguiu sair dos "cativeiros dos que nos idealizam, dos que nos esmagam, dos que nos desconsideram, dos que pensam que nos amam, dos que nos viciam, dos que pensam por nós" e que, mesmo ante essas "formas estranhas e socializadas de escravidão e dependência" , com coragem e esforço conseguiu resgatar sua autenticidade e liberdade, não posso deixar de indicar aos que tentam trilhar esse caminho... ou aqueles que, por curiosidade, queiram se aproximar e resgatar sua subjetividade perdida.

Mais do que minhas considerações, trechos do autor - abertura de alguns capítulos - falam por si só sobre o mundo do autoconhecimento e das relações interpessoais:


" Há pessoas que nos roubam...
Há pessoas que nos devolvem. "


PEDIDO
"Eu não quero que você seja eu
Eu já tenho a mim.
O que quero é que você chegue
Com seu poder de chegar
E de me devolver pra mim.
Que você chegue com seu dom
De também me fazer chegar
Perto de mim...
Pra me fazer ver o que sou e que só você viu.
Pra eu ser capaz de amar também
O que só você amou.
Eu não quero que você seja igual a mim.
Eu já tenho a mim.
Não quero construir uma casa de espelhos
Que multiplique minha imagem por
todos os cantos.
Quero apenas que você me reflita
Melhor do que julgo ser."



" Não me leve de mim.
Leve-me até mim. "


ALGUÉM
"Alguém me levou de mim
Alguém que eu não sei dizer
Alguém me levou daqui.
Alguém, esse nome estranho,
Alguém que eu não vi chegar
Alguém que eu não vi partir
Alguém, que se alguém encontrar,
Recomende que me devolva a mim."
Com a minha torcida para que siga em sua " busca de uma forma de viver que seja favorável ao florescimento de sua subjetividade e ao fortalecimento de sua identidade".
Você deve a você mesmo esse resgate na vida, não importa quantos anos já tenha percorrido submisso e ausente de si mesmo. Aceite o "desafio de ser" e vá ao seu encontro!
Aurora Gite

Nenhum comentário: