segunda-feira, 26 de março de 2012

Por acaso, mas não tão por acaso assim!

Não é possível deixar de vivenciar a sincronicidade nos acontecimentos, tão enfatizada por Jung, em cada momento de nossa existência e nas coisas mais banais, cujas relações poderiam passar despercebidas. Vou até mudar a forma de me expressar!

Ante nossa desatenção, ou desinteresse, de estabelecer as conexões entre o que nos ocorre em nosso dia a dia, deixaríamos de entrar em contato com o fascinante mundo das sincronias e sintonias de energias e respectivas vibrações. São elas que nos dão as frequências dissonantes ou afins, no que se refere ao campo energético que nos envolve, e que proporcionam o "clima", ou a "química" se preferirem, que faz com que nos afastemos ou nos aproximemos do que nos cerca - aqui incluindo "pessoas".

Por acaso, mas não tão por acaso assim, após ter acabado de formatar uma contraproposta para a venda de minha residência, resolvi dar uma caminhada pelo bairro, remoendo minha obrigatória desistência do local que contêm tantos encontros e desencontros. A civilização chegou!... gritava minha razão tentando me convencer da hora exata para a transação. Olha pra cima, mais um pouco e não se vai mais conseguir observar a beleza do azul do céu e a dança das nuvens, em seu caleidoscópio de abstrações! ... sussurava meu coração. Observe em frente, veja a cortina dos prédios sendo construídos ao redor, impossibilitando a bonita e direta visão noturna da ponte Água Estaiada, toda iluminada!... se uniam razão e coração buscando me dar alento.

Envolta em todas essas divagações, deparei numa banca de jornais primeiro com a Coleção Guias da Filosofia, série Filosofia Especial, "Nietzsche, um pensador combativo", volume IV ; e, logo ao lado, em oferta duas revistas no mesmo pacote, Revista Língua, Psicanálise & Linguagem, referentes aos anos 2008 e 2009, mas com conteúdo atemporal.

Voltei para casa, carregando nos braços possíveis idéias que poderiam me auxiliar em minha pesquisa, buscando confirmar minha hipótese de que Freud fora o pioneiro na documentação do movimento da energia quântica (o "outro" que nos habita e fala por nós e conosco sem que possamos nos dar conta, exceção a situações de inspiração artística ou outras semelhantes via intuição) .

Por outro lado, observando as capas, podia me inocular com a coragem e força do pensador combativo, cujas conhecidas obras e idéias admirava, e me com "O Inconsciente é uma Linguagem: como a psicanálise criou uma forma de interpretar a palavra para ajudar o homem a enfrentar o mundo e a descobrir a si mesmo... como entender o ato falho... o acesso à mente pela literatura". Ops! Parte de minha proposta era "um adeus", um olhar de sofrido abandono e necessário desapego, um choro interno doído que possibilitaria o caminhar rumo ao novo e desconhecido, que se tornaria prazeroso dependendo de minha postura referente a ele, sem expectativas embasadas em comparações com o que deixava para trás.

Vou tornar concreto e exemplificar o que digo. Abro para vocês a porta de minha casa querem ver? E com uma simples relação de móveis, pode isso? Me acompanhem e no final reparem como me despedi de cada detalhe e ... Mas vamos ao segundo ítem da contraproposta a que me refiro, buscando justificar minhas demandas contratuais:

" Começo por me situar encaminhando a relação de alguns de meus móveis:

***entrada:
1- espelho alto de família por volta de 2m de altura com suporte de mármore e estatuetas de bronze
2- pedestal de bronze e devida estátua clássica por volta de 1.70m de altura
3- duas cadeiras "tipo diretor"

***Hall após entrada:
1- arca "estilo art nouveau" de 1.80m aproximadamente com 8 gavetões com ferragens
2- duas cadeiras de espaldar alto - veludo riscado - cor laranja

*** no canto de estudo, pesquisa em notes, espaço para montagem de quebracabeças
1- mesa com circunferência de 1.20m
2- 4 cadeiras com assento de palha

*** no mesmo patamar, separado por parede com design de concreto aparente,a sala de jantar
1- mesa de 2.50m de madeira com detalhes em aço escovado
2- 10 cadeiras de espaldar alto = veludo verde riscado
3- buffet alto por volta de 3m de largura e 1.80 de altura
3- carrinho acompanhando o conjunto da sala
4- mais duas cadeiras avulsas no mesmo estilo

*** descendo alguns degraus, sala de estar de 9m por 6/7m dividida em 4 ambientes:
1- sofá de 5 lugares, 2 cadeiras sem braço e 2 cadeiras com braço no "estilo Luis XV", mesa quadrada ao centro
2- conjunto de sofá de 4 lugares e 2 poltronas (1m x 1m), mesas laterais e mesa do centro - madeira com design em riscos esverdeados e tampo embutido de vidro (1.20m X1.20m)
3- espaço para leitura e som com conjunto com módulos de 2 lugares e de 1, duas bergeres de espaldar alto com acabamento tradicional em tachinhas, mesa... e na bancada de concreto na extensão de 6m com aparelhos de som garrafas de bebidas, etc
4- mesa de jogos com 4 cadeiras "estilo medalhão" encosto e assento de palinha
5- bar (1.20m)
6- tapete persa original de 7m por 5m aproximadamente (acomodando ítem 2)

*** do patamar da sala de jantar, subindo alguns degraus, o mezanino onde está a sala de tv:
1- sofá de 4 lugares
2- mesa lateral redonda
3- 6 módulos sem braços
4- 2 cadeiras de balanço encosto baixo, madeira e revestimentos de palhinha
5- estante em módulos com Te de 52 polegadas
6- esteira elétrica oficial com monitor digital da Athletic

*** do mezanino subindo 7 a 8 degraus largos hall de leitura com 2 poltroninhas de junco nao início do corredor de distribuição dos 4 quartos, closet e banheiros

Obs:
1-um dos quartos transformado em academia com:
a) bicicleta ergométrica
b) cadeira multifuncional AB Stretch, com barras e pesos para pernas e braços, flexibilidade para alongamento e abdominais e bicicleta na posição sentada ou inclinada
c) aparelho oficial elíptico da Athletic para pedalar em pé e trabalhar braços

2-outro transformado em escritório com:
a) escrivaninha de vidro para PC multifuncional e tv 10"
b) sofá de 2 lugares
c) estantes para livros (ponto forte da casa) que vão desde a coleção original dos volumes da "Encyclopedia Britannica" e várias outras coleções.

3-quarto do casal:
a) cama com 4 gavetões (2m/tamanho extra size)
b) dois criado mudo
c) estante modular com tv de 42"
d) poltrona reclinável "tipo do papai"

4-quarto que seria destinado a hóspedes

Pelo relatado, haveria necessidade de parte ser deixada em ... "


E por aí vai... e por aí vão vidas reais, desmontadas com o passar dos anos e as limitações e desgastes que não perdoam, com seus encontros gratificantes, seus desencontros martirizantes... sua abertura para o novo, seu enterrar "defuntos de sonhos"...um contar só consigo mesmo para suportar o peso das vivências com seus erros e acertos... um se soltar para a vida e enfrentar o medo do ser livre... e um buscar o bem-estar interno que vem do se apoiar na dignidade da subjetividade construída e mantida constante ao longo do tempo.

Mais do que aparência, "status" e dinheiro no bolso, é daí que vem a força para dar adeus ao que um dia deu realmente sentido à vida, naquele momento. Agora é "tornar-se presente" em seu existir, direcionando o significado de escolhas e decisões, visando a qualidade do aqui e agora, a excelência da atuação pessoal no próprio viver.

E "vamo que vamo" que a vida não nos espera!


Aurora Gite



















Nenhum comentário: