quinta-feira, 29 de março de 2012

Processo Seletivo : Candidata 2

Essa postagem complementa a postagem anterior, onde estão contidos detalhes sobre dados mais burocráticos.

Relatório confidencial

A candidata ... demonstra bons conhecimentos sobre a Instituição, sua missão, cultura e estrutura, bem como segurança ao abordar atividades práticas, referentes às funções de um ... . Seu interesse está mais voltado para a área de assistência, ensino e pesquisa. Reforça a dificuldade de conciliar o atendimento direto a pacientes, tendo que responder pela direção de um Serviço.

Apresenta muitas dúvidas e incertezas sobre como seria seu desempenho no cargo. Por duas vezes foi substituta do diretor em gestões anteriores e ante a exoneração destes, quando colocou seu cargo à disposição. Coloca sua preferência por cargos de vice, manifestando seu medo de assumir uma liderança, pois tem grande necessidade de aprovação das pessoas. Manifesta certo constrangimento no contato com "professores-doutores".

A candidata reconhece que perde algumas oportunidades profissionais, buscando justificativas que expliquem sua postura e suas "condutas de evitação", ante essas situações. Percebe que a ansiedade e o medo irracional predominam (sinais característicos nos transtornos fóbico-ansiosos), porém não possui recursos internos para lidar adequadamente com a angústia que acarretam.

Dados coletados sugerem ainda grande dificuldade em conseguir atuar sozinha para atingir suas metas, decorrente da oscilação entre o mundo irreal de ser capaz de tudo e seu reverso, sentir-se totalmente impotente. Ambiguidade e insegurança predominam, dificultando seu poder decisório e sua combatividade, particularmente em situações que envolvam terceiros. O receio de errar prejudicando ao outro, a culpa que aborda sentir, o medo da rejeição externa (reflexo da auto-rejeição), impedem a canalização adequada de sua energia em prol da realização ou de sua eventual manutenção (sem tanto conflito).

A candidata cita que, alguns anos depois de formada, foi convidada por alguns médicos para montar a parte de ... na Santa Casa de ... . Achou que podia fazer tudo sozinha. Os médicos é que a convenceram a delegar mais, procurar trazer mais profissionais para atuar com ela. Relutou, segundo suas colocações, mas posteriormente consentiu e verificou que tinham razão.

O quadro fóbico a mobiliza para atuar evitando situações, onde possa haver um confronto com suas limitações e impotência. Está consciente, inclusive, do sofrimento ocasionada por dúvidas posteriores sobre se não teria desempenhado a contento essas funções, se tivesse assumido mais o cargo. Reconhece que algum dia terá que enfrentá-las, o que pode ser decodificado por "se enfrentar".

Conclusão

A candidata demonstra grande interesse em evoluir profissionalmente e em contribuir para a organização do Serviço de ... Manifesta sua vontade de continuar como vice, "atuando nos bastidores". Coloca que "custa muito tomar decisões, fica com muito medo de errar", e que "para liderar é preciso pulso e firmeza". Reforça que foi "a primeira a indicar a candidata 1 para substituir o diretor demissionário".

Acredito que em equipe possa ser uma participante ativa e colaboradora, contribuindo muito para a integração e dinamismo grupal, principalmente sentindo-se amparada por uma liderança segura e incentivadora.

Aurora Gite

Obs: Não deixem de comparar com o perfil da candidata 1 e com os requisitos exigidos pelo cargo em questão.


Nenhum comentário: