sexta-feira, 31 de maio de 2013

Por que é tão difícil essa amizade?

Uma das postagens que mais gostei:
 "Amizade:parentesco de alma?"
Meu convite ainda continua de pé!
Tem certeza que ainda não partimos do mesmo referencial?

Não custa reiterar o convite, não é?

Sendo assim reencaminho-o:

Você topa fazer uma viagem junto comigo ? Vamos ao encontro de uma amizade verdadeira, escapando da pré-fabricada?


O que vem à sua mente ao pensar em amizade? A ideia de uma cumplicidade fiel e leal? Então essa conversa começou bem, pois partimos do mesmo referencial. Também entendo que confiabilidade e segurança, fidelidade e lealdade, são qualidades essenciais, para que esse tipo de vínculo se alicerce. Quem é fiel, é firme, constante, perseverante. Quem é leal, é franco, sincero, digno, honesto.


Estamos de acordo, não é? Então, podemos seguir adiante? Podemos nos dar as mãos e caminhar juntos?


A amizade é uma relação a dois sempre, senão vira um fenômeno virtual, onde se busca suprir carências e necessidades através das projeções depositadas no outro, que se torna mero objeto de extensão da própria pessoa. 


Concordamos aqui também? Ótimo, porque todo fenômeno inter-relacional demanda de uma clareza contratual entre as partes envolvidas. Dessa colocação de limites é que depende a sua sobrevivência ante a violência destrutiva do mundo cão atual, a ausência de cortesia e delicadeza entre as pessoas, a expansão e frieza dos vínculos sado-masoquistas - onde um sente satisfação interna ante a insegurança e dor física ou psíquica do outro . Pense na inveja para exemplificar tudo isso em seu cotidiano. 


São os limites acordados nesse contrato que aplacam, ainda, o vazio e dor da saudadesinal de que o outro adquiriu importância em nossa vida afetiva.


Que tal sairmos do racional e nos embrenharmos, um pouco mais, rumo ao nosso "sentir" ? Vem comigo então!


Na amizade não existe uma aliança implícita, um duplo cuidar e zelar pelo bem-estar do outro, uma troca de generosidades e gentilezas, uma sensação prazerosa ante a observação da felicidade do amigo? Não é um tipo de "pacto de sangue" ante o tesão químico sentido? Não é uma "irmandade de alma" pela pureza do sentimento e assexualidade física?


Você já notou que ela é um exemplo vivo da relatividade do tempo e espaço ? Não é a presença física direta que a mantém. Após anos de afastamento, no reencontro dois amigos se sentem no mesmo ponto do passado interrompido. O tempo cronológico parece ter parado. A sensação de união retorna do nada, mas emerge com plena força. O contentamento vem por si.


alegria ao ouvir o tom da voz do amigo, e o prazer da troca de olhares, por si só já expressam o afeto. Não há necessidade de toque ou aproximação física mais direta. A satisfação vem da cumplicidade de almas. Não há cobranças expressas. Não há deveres e obrigação impostos. Ocorre o respeito e aceitação pelo que o outro "é", e a compreensão que deu o melhor de si naquele momento de sua existência, naquela circunstância que cercou a relação. Às vezes nem é o que esperamos, mas o que ele pode dar.


Você percebe a grandiosidade dessa disponibilidade entre amigos? O contrato não se rompe tão facilmente; não se abala pela mesquinhez e agruras situacionais do cotidiano descartável.


amigo nos surge como um conjunto harmônico, onde é difícil separar as partes do todo. Tudo é ritmado no compasso da amizade mesmo ante desacordes de opinião ou crises individuais existenciais. Não é aí que surge o "ombro amigo" que nos acolhe, e com sua tolerância à nossa condição humana, nos impulsiona a superar os obstáculos, e melhor selecionar e afinar os instrumentos para, novamente, entrarmos em sintonia melódica com a vida?


É a lealdade na amizade que carregamos como melodia em nosso íntimo. Sua vibração persiste por longo e longo tempo. Seu entoar contamina nossa disposição interna e nos pegamos rindo à toa, saboreando na memória a dança de duas almas. É ela o maestro, que regula a pausa, o silêncio, o compasso de espera para o posicionamento adequado de dois amigos, e que busca, pontuando o tempo certo, mobilizá-los a acertar em suas entradas e harmonizar seus passos no relacionamento.



Um brinde a uma amizadeparte de uma missão impossível? 
Ou, valendo minha determinação e perseverança, "quase impossível". Tem certeza que não poderia existir uma probabilidade dela acontecer a partir de agora?
 
Aurora Gite

Nenhum comentário: