domingo, 7 de setembro de 2014

Como trocar ideias sobre candidatos sem nomeá-los?

Quantos de nós, desde pequenos sempre se isolaram de grupinhos em suas conversas fiadas, permeadas pelas banalidades do "cri-cri" cotidiano. Logo se sentiram entediados! Baladas também não eram a sua "praia"! Podiam rir das piadas, mas não se animavam a contá-las. Não sendo exímios dançarinos, não bebendo, não fumando, não sendo consumistas, e ainda tendo seus interesses voltados para temas mais filosóficos e metafísicos, psicológicos e sociológicos, políticos e econômicos...não era difícil, em curto tempo de convívio nesses grupos sociais, se sentirem como "peixes fora d'água".

E eis que a Internet chegou-lhes em boa hora! Não foi sem receio que se aventuraram a entrar como participantes das redes sociais. A maioria demonstrou dificuldade em confiar na credibilidade desses contatos. Muitos, passaram a acreditar, no entanto, que poderia servir de um interessante campo de troca de ideias, crendo em suas capacidades de bem selecionar os interlocutores e de estar atentos ao perigo das manipulações caricaturais e falseamentos de informações até sobre sérios conteúdos.

Transcrevo aqui o diálogo, que me chegou às mãos, travado no "Facebook", entre uma avó - dentre muitas avós em seus 70 anos de vida -  e um neto - dentre muitos netos em seus 23 anos de vida já formado em Administração de Empresas, desde pequeno preocupado com questões mais filosóficas e humanísticas, com o bem-estar coletivo, com ter uma participação mais ativa no quadro social, atento a como administrar a si mesmo em sua empresa pessoal. Passo a nomeá-los por A. e por N., para melhor compreensão do leitor. Retiro, contrariando normas gramaticais, as aspas das falas desses interlocutores.

N. - Escuta, vó, você tem visto os debates para presidência e governo? Tô começando a definir meus votos com base neles, mas queria sua opinião a respeito!

A. - Para tocar nesse assunto, meu neto, tenho que me posicionar para que você possa me entender melhor nesse sentido. Embaso sempre minha decisão visando transformar meu voto em um "voto útil". Então, nessa eleição, já excluo Pastor Everaldo, Levy, Eduardo Jorge, Luciana Genro... Na minha pesquisa sobraram Marina e Aécio. Dilma-Lula, ou PT, não quero mais no poder depois desses 12 anos; esses governos acabaram se tornando sinônimos de corrupção, impunidade, desvios de dinheiro público...Perderam a credibilidade para mim. Não os quero mais no poder.

N. - Pois eh... minha dúvida inicial era entre os dois mesmo!

A. - Então vou me ater entre Aécio e Marina... Como essa proferiu algumas frases importantes durante os debates, e manifestou possível aliança com FHC, considerando suas conquistas econômicas , e Lula, considerando suas conquistas no que se refere a políticas sociais, fecho mais com ela, no momento, nessa integração de partidos em prol de uma causa maior: "o povo brasileiro e o país Brasil"...Fico com ela. Sei que vão tentar desqualificá-la, mas os bons políticos já se aproximam dela, como o senador Pedro Simon (RS) que, desapontado com a "politicagem", havia se afastado do governo e, agora, parece que se candidata ao Senado novamente em seu 83 anos (?)... Gostei quando ela disse que segue as suas convicções, mas está aberta a tudo e a todos os projetos, que signifiquem progresso para o Brasil.

N. - A Marina apresentava um boa proposta de oxigenação da política e união do país... Por outro lado, tive muito contato com a forma do Aécio fazer gestão, pois ele copia o "modelo Falconi", com metas e meritocracia, levando maior eficiência para órgãos e empresas públicas. Ainda assim, tava disposto a dar uma chance para Marina, até segunda ordem. Mas ela se submeteu à pressão do pastor Silas Malafaia. e alterou seu plano de governo tão em cima da hora... (pausa)

A. - Aécio é PSDB, da escola de FHC, sempre citado por Marina.

N. - Ela me mostrou o contrário do posicionamento firme, que ela vinha defendendo. E mais do que isso... também desmentiu o que ela mesmo disse defender: um "estado laico"... Se assim fosse, ela não submeteria seu plano de governo a pressões de instituições religiosas. Me empolguei muito com ela e acabei desapontado demais...só não anulo meu voto para tirar o PT do poder. Mas, no primeiro turno pelo menos, a Marina perdeu meu voto.

A. - Ela tem agora a turma do Eduardo Campos, que faleceu, haja visto a escolha de seu vice. Por trás da Rede de Sustentabilidade está o PSB (Partido Socialista Brasileiro). Vai ser uma mistura interessante, a meu ver... mais do que programas de governo do velho PSDB! Não vi nenhum projeto tão diferente do Aécio. No momento, quero novos ares no governo. Vou arriscar no novo. Dou a ela, por enquanto, meu voto de confiança.
       Governar é administrar diferenças com firmeza necessária para tomar decisões acertadas. E me parece que ela demonstrou bem mais "jogo de cintura" com alianças políticas e no escutar as demandas do povo. Não se consegue governar um país só privilegiando um estado laico, isolando o Estado das reivindicações de instituições, quer sejam religiosas. Vivemos num mundo capitalista. O capital tem que ser privilegiado. Gostei quando Marina colocou, em resposta a questão que lhe foi colocada por Dilma, que vai buscar recursos evitando o desperdício, combatendo a corrupção e o mau emprego do dinheiro público arrecadado, além de fiscalizar o uso desses recursos, penalizando efetivamente os responsáveis por desvios de dinheiro. Gostei quando ela colocou para Dilma a necessidade de reconhecer os erros para aprender com eles; sem isso, vivendo na "Ilha da Fantasia", pintando tudo maravilhoso, que as finanças estão encaixadas... não se consegue nenhum progresso ...fica tudo no "blá-blá-blá"!

N. - Isso o Aécio falou, exatamente com as mesmas palavras, vó!

A.- Marina me pareceu bem com os pés no chão... sem revanches ou vinganças... olhando o passado e retirando exemplos dos recursos humanos eficientes, para aplicar, com o olhar de um empreendedor, no futuro do país.

N. - Inclusive citando que o brasileiro queria viver na propaganda do PT... Mas, quais são os projetos dela, que te agradaram?

A. - A máquina do Aécio, a meu ver, tá emperrada com muito "toma lá/dá cá" partidário. O partido dele mira o combate ao PT e ao bloco com PMDB. Só por esse debate não deu para eu te listar os projetos dela...Além do mais não dou muito crédito a promessas discursivas. Quero fatos. Quero ver sair do papel e, acima de tudo, a conclusão dos projetos planejados e fiscalizados pela equipe de governo escolhida por ela. mas vou "focar nela" até véspera da eleição, e fico com o slogan "por um Brasil melhor". Gostei da resposta dela, quando questionada por Dilma, sobre o pré-sal...

N. - Pois eh... esse eh o problema... ela tá usando todo o tempo dela para divagar demais, e falar pouco dos projetos. Confrontando o plano instável do governo dela com o do Aécio, acabei tbm preferindo as propostas dele... Mas meu interesse maior tava no debate sobre o governo q pretendem ... tô bem na dúvida entre os 2 candidatos.

A. - Meu amor, analisa a resposta dela para Dilma: "Nosso programa de governo não é desprezar a riqueza do pré-sal, mas utilizá-la melhor. É ir além do pré-sal. Vamos continuar a exploras essa fonte de energia. Mas é preciso ir para onde 'a bola' vai estar...energia eólica, solar".Gosto desse uso dos recursos ambientais... também acho que o futuro é por aí. Continua ela: "Falo de acordo com minhas convicções, não me volto a polarizações...Defendo as liberdades individuais e combato toda forma de discriminação... Sou contra o aborto, mas não vou 'satanizar' quem o pratica."

N. - Pois eh, vó... ela se contradisse totalmente a respeito disso, quando tomou outra atitude na segunda feira.

A. - E ela continuou ainda: "É preciso respeitar temas que envolvem muita reflexão, como as questões filosóficas, éticas, morais e espirituais."

N. - Não eh pra tanto q ela despencou 10 pontos percentuais nas pesquisas.

A. - Bem, tô juntando evidências sobre ela e possível futura equipe de governo, nesse momento atual pré-eleitora. Contra evidências não há argumentações, meu neto. Pesquisas podem ser manipuladas para mobilizar o eleitor para um voto útil, para usarem melhor seu voto do que direcioná-lo para perdedores, segundo Luciana Genro, e eu a acompanho nessas considerações.
       Na bagunça que está o Congresso, quero um presidente com pulso forte, que não tenha 'rabo preso' com partido nenhum, nem com grupos de empresários acostumados a perverter políticos, ofertando volumosos patrocínios para suas campanhas. Quero um presidente que consiga enfrentá-los a contendo, impondo limites com firmeza e cobrando fiscalizações rigorosas. Marina me parece ter essa coragem. Parece ser capaz de se bancar e cobrar eficiência, e brevidade nos resultados, de sua equipe. O que me atraiu logo de cara foi sua afirmação de que ficaria só os 4 anos de governo.. É reciclagem mesmo! Ganhou meu voto por esse compromisso. Agora sigo vendo se sua postura continua coerente dentro de um discurso ético consistente, sem ataques pessoais mas confrontando ideias e contestando promessas vãs, palavras soltas ao vento para seduzir os leitores, que depois se perdem quando assumem o governo.

N. - Concordo com sua expectativa, mas a Marina, para mim, perdeu justamente essa imagem. As. vó, vou assistir ao debate da UOL hj, soh vi o da band por enquanto... O horário tem sido péssimo... Pois eh, perdi o do SBT por estar no trabalho. Mas e do governo, vó?  Hahaha vó, você não me falou do governo. Postei no meu face, o q achei do debate dos governadores... ainda não consegui chegar a uma conclusão, mas tô tendencioso ao Skaf.

A.- Não tô fugindo de manifestar minha opinião, não! Para governador e senador, sou direta: 45 e 456. Gosto de transparência, honestidade e integridade ética. Encontro isso, dentro do possível, em Alckimin e Serra.
      Adoro a Internet e o Mundo Pós-Moderno... O tempo ganha outra dimensão... Revemos alguns debates e entrevistas com os candidatos e parece que assistimos ao programa in loco kkk!
      Bjs, meu amor!

N.- Bjs vó... vou te procurando para trocar ideias, mesmo q seja através do face, ok?"

Aurora Gite




Nenhum comentário: